Como o repelente age para afastar mosquitos?

Conheça os principais ingredientes e como eles agem para proteger contra os bichos

Foto: VivaDecora

Dengue no Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (5) que o Brasil tem 345.235 casos prováveis de dengue. O país registrou 36 mortes pela doença, e outras 234 estãopoker ao vivo 2024investigação.

Foto: Poder360

Prevenção

Os repelentes podem ser aliados na proteção contra a dengue, pois ajudam a prevenir as picadas do mosquito. No entanto, é importante ressaltar que nenhum repelente é 100% eficaz.

Foto: Canaltech

Ou seja

Os repelentes não substituem os cuidados ambientais e com água parada, além da própria vacina contra a dengue. O importante é aliar todos os cuidados possíveis.

Foto: iStock

Ingredientes

Dito isso, agora vale entender melhor como o repelente age na nossa pele. Os repelentes mais eficientes contra o mosquito da dengue são aqueles que contêm os ingredientes ativos Icaridina (Picaridina) e DEET.

Foto: SpinOff

Repelentes não matam insetos

"Os repelentes não matam insetos, eles causam uma certa confusão para que ele não venha e pique. No DEET, quanto maior a concentração, maior o tempo de ação. A vantagem da Icaridina é que ela tem o tempo de ação um pouco maior". explicou o dermatologista Gustavo Borchardtpoker ao vivo 2024 vídeo no Instagram.

Foto: CartaCapital

Como funciona?

O repelente com DEET atua nos receptores (antenas) dos mosquitos, atrapalhando o seu pleno funcionamento e impedindo que o inseto reconheça os cheiros que os atraem e os guiam para o ataque.

Foto: Alto Astral

Já a icaridina

Outras substâncias usadaspoker ao vivo 2024repelentes são o IR3535 e a icaridina. Esta última é um princípio ativo derivado da pimenta, com ação repelente extremamente potente e alta duração.

Foto: VivaDecora

Grávidas e crianças

Todos os repelentes encontrados nas farmácias vão proporcionar uma boa proteção. Para gestantes e crianças, é importante seguir as recomendações médicas. Em geral, repelentes com concentrações mais baixas de Icaridina ou DEET são recomendados.

Foto: Alma Preta

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Canaltech